Conheça fatos históricos sobre o Titanic

Navio afundou na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912

Imagem mostra o navio, momentos antes da partida

O naufrágio mais famoso do mundo completa 110 anos nesta quinta-feira. Na noite de 14 de abril de 1912, o "inafundável" Royal Mail Ship (RMS) Titanic colidiu com um iceberg próximo à ilha Terra Nova, no Canadá, por volta das 23h40, e afundou às 2 da manhã do dia 15 após se partir em dois pedaços. 

O navio de luxo ia de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, nos EUA, mas nunca chegou lá. Cerca de 1500 pessoas morreram e apenas 700 se salvaram no acidente.

Conheça abaixo mais alguns fatos históricos sobre o RMS Titanic.

1) Foto de 1912 mostra dois supostos icebergs que poderiam ter afundado o Titanic

Nas fotos, dois blocos de gelo, sendo que o primeiro teria sido fotografado dois dias antes do acidente. Indícios apontam que o Titanic se chocou em um deles


2) Sua construção iniciou-se em 1909, na Irlanda, e era anunciado como o navio mais seguro do mundo
Sua construção começou em março de 1909 e seu lançamento ao mar ocorreu em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente "inafundável".

3) O navio demorou quase três horas para afundar completamente
Após o impacto, levou duas horas e 40 minutos para o barco afundar completamente.

4) O Titanic só foi encontrado 73 anos após o naufrágio
Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados, em 1985, por uma equipe liderada por Robert Ballard. Ele se encontra a 3.843 metros de profundidade e a 650 quilômetros ao sudeste de Terra Nova, no Canadá. 

Partes do navio que está a quase quatro mil metros de profundidade. Imagem: Divulgação

5) Dos nove cachorros que estavam a bordo, dois sobreviveram
Entre os sobreviventes, dois eram Spitz Alemão e um Pequinês.

6) É estimado que o iceberg que o navio colidiu começou a se formar em 1.000 a.C
Outra hipótese sobre o bloco de gelo é que, se tivessem o avistado 30 segundos antes, a colisão poderia ter sido evitada.

7) A temperatura da água do mar naquela noite era de aproximadamente dois graus negativos
Muitas pessoas que sobreviveram ao naufrágio morreram por hipotermia devido às águas extremamente geladas. 

8) A última sobrevivente do naufrágio, Millvina Dean, morreu em 2009, aos 93 anos
Ela era uma recém-nascida quando o navio afundou. Milvina morreu em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos.

Na época do acidente, ela tinha apenas nove semanas de vida. Foto: Divulgação

9) A passagem do Titanic custava entre US$ 1,7 mil a US$ 50 mil
O navio contava com primeira, segunda e até terceira classe de viagem.

10) Os 13 músicos da orquestra da embarcação não sobreviveram à tragédia.
Os músicos do RMS Titanic morreram durante o naufrágio. Eles tocaram músicas, na intenção de acalmar os passageiros, e afundaram junto com a embarcação. Todos foram reconhecidos posteriormente como heróis. 

11) Uma das últimas fotos do Titanic
A imagem mostra o Titanic após ser lançado ao mar, três dias antes do seu naufrágio.
Fotografia tirada na Irlanda, para a viagem inaugural do navio, mostra uma das últimas fotos que se tem registro do Titanic na superfície marítima

O que aconteceu com o iceberg que afundou o Titanic? Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg? De quem foi a culpa pelo afundamento do Titanic? Onde o Titanic bateu no iceberg? Qual o horário que o Titanic bateu no iceberg? O que deu errado no Titanic? Qual foi o real motivo do Titanic afundar? Qual o tamanho, Ainda existe, não afundou, mapa, fotos reais, quantas pessoas morreram, qual o nome do iceberg, lado esquerdo, novo titanic, valor, morreram na construção, maps, google maps, não conseguiu, desviar, titanic 2, onde afundou, resumo da história, quanto tempo durava a viagem, quantas pessoas sobreviveram, qual o nome do cachorro, quanto cachorros, o que aconteceu com os corpos, o que foi encontrado dentro, cachorro nome, titanic construção, a verdade sobre o titanic, tamanho real, onde está, passageiros, 2022, passagem, quanto custa, titanic ii, titanic 3, titanic 2 o retorno de jack estreia, Qual música tocaram no Titanic, Hymn To The Sea, Quando afunda, Violinistas, parentes, em português, meme, mais perto quero estar titanic


Postagem Anterior Próxima Postagem